RSS
Este blog é para todos aqueles que quiserem compartilhar boas formas de lazer e entretenimento, desde cinema e séries até quadrinhos e esportes. Sugestões serão sempre bem-vindas e incentivadas.

Bom pontapé inicial



Na segunda-feira, dia 26 de julho, Mano Menezes foi apresentado como o novo treinador da Seleção Brasileira e fez a sua primeira convocação dos jogadores que participarão do amistoso do dia 10 de agosto contra os EUA em Nova Jérsei. Antes de analisar propriamente a lista dos convocados em si, vamos refletir um pouco sobre a primeira impressão deixada pelo ex-técnico do Corinthians no seu novo cargo.

Em primeiro lugar, foi extremamente agradável assistir a uma coletiva sem aquele clima de guerra e agressões constantes, uma marca registrada da era Dunga (que felizmente já acabou). Mano Menezes é uma pessoa muito inteligente, sabe se expressar muito bem, não se emploga demais diante dos bons momentos nem se frusta sem necessidade diante das adversidades, tem jogo de cintura para se desviar de perguntas polêmicas, sabe detectar as deficiências de estratégia, planejamento e organização e traz uma serenidade muito necessária ao posto. Podemos, então, esperar uma relação harmoniosa de respeito e bom senso entre treinador, torcida e imprensa.

A lista em si:

Goleiros: Vitor (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Renan (Avaí). Duas escolhas muito bem feitas as de Vitor e Jefferson, já a de Renan pode gerar alguma dúvida se era o momento certo, afinal poderia se chamar o Fábio do Cruzeiro.

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), Marcelo (Real Madrid) e André Santos (Fenerbahçe). Muito boas convocações em especial o retorno de Marcelo e a chegada do promissor Rafael.

Zagueiros: Thiago Silva (Milan), David Luiz (Benfica), Henrique (R.Santander) e Réver (Atlético(MG)). O zagueiro do time italiano era óbvio que deveria ser chamado, Réver já merecia uma chance desde os tempos de Grêmio, David Luiz vem sendo muito elogiado lá fora e é alvo de grande clubes como o Chelsea e Henrique talvez poderia ser substituído por Miranda do São Paulo.

Meio de campo: Lucas (Liverpool), Sandro (Internacional), Jucilei (Corinthians), Hernanes (São Paulo), Ramires (Benfica), Éderson (Lyon), Carlos Eduardo (Hoffeinheim) e Ganso (Santos). Destaque para volantes mais leves que sabem sair jogando, embora acho que Elias do Corinthians deveria ter sido convocado e não Jucilei e boas opções de criatividade em Ganso e Carlos Eduardo, porém teria levado Bruno César do Corinthians no lugar de Éderson.

Atacantes: Neymar (Santos), Robinho (Santos), André (Santos), Alexandre Pato (Milan) e Diego Tardelli (Atlético(MG)). Nenhuma objeção a ser feita, e sim, elogios à convocação de jogadores habilidosos como Neymar e Robinho e nenhum atacante apenas de área sem tanta técnica.

Podemos extrair dessa lista alguns sinais interessantes: houve uma preocupação em abaixar a média de idade da Seleção (essa tem média de 23,08 anos), em virtude do fato de que a equipe que foi à Copa era a mais velha de todas na competição. Para se fazer isso, foram chamados jovens jogadores com passagens por seleções de base como Jefferson, Ganso, Lucas e Neymar e outros jogadores já se pensando nas Olímpiadas com Renan e Rafael. Além disso, vemos que os atletas que jogam no Brasil também terão vez entre os convocados, prova disso foi o número recorde de jogadores que atuam no nosso país: 12.

Outros 2 pontos a serem discutidos são: alguns jogadores que passaram pela última Copa e não foram lembrados nessa convocação não podem ser esquecidos, afinal não se pode abrir mão de um Júlio Cesar, Maicon, Nilmar e Kaká, este dependendo de como estiver fisicamente; e a parte tática pode render boas variações durante os jogos. Mano Menezes gosta do 4-2-3-1, mas esses jogadores podem se revezar em outros esquemas como o 4-4-2 e o 4-3-3.

Enfim, o primeiro momento de Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira foi positivo. Que continue assim com a mesma tranquilidade, organização e conhecimento de futebol que ele já provou possuir. E acima de tudo, mantendo a linha de um processo de renovação lento, gradual e seguro.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 DE TUDO UM POUCO. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy