RSS
Este blog é para todos aqueles que quiserem compartilhar boas formas de lazer e entretenimento, desde cinema e séries até quadrinhos e esportes. Sugestões serão sempre bem-vindas e incentivadas.

Menos uma razão para odiar argentinos


Quando se pensa nas tiras de quadrinhos dos jornais, a primeira coisa que provavelmente deve vir a cabeça é um Garfield, Snoop ou um Hagar, o Horrível talvez. Mas até mesmo quadrinistas nacionais como a santa trindade dos anos 80, Glauco, Laerte e Angeli, fazem muito sucesso com um humor mais politicamente incorreto e porra-louca. Tem os que se tornaram clássicos como Calvin & Haroldo, que cativaram pelas inúmeras qualidades. Atualmente eu posso dizer que se há uma tira que merece o título de clássica, essa é Macanudo.

A produção de quadrinhos argentina é elogiada e reconhecida em todo mundo. Mesmo assim e com a abertura que o Brasil vem tendo nos últimos anos para uma maior variedade de obras, os trabalhos de escritores e desenhistas hermanos tem sido praticamente inexistente nas livrarias daqui. Isso mudou em 2008 quando a Zarabatana Books (uma das editoras mais corajosas no que diz respeito aos materiais que trás para cá) lança o primeiro volume das já mega aclamadas tiras do cartunista Liniers.

A escolha não poderia ter sico mais acertada. Se outros monstros do formato das tiras como Bill Watterson (Calvin & Haroldo) e Charles Schulz (Peanuts, ou Snoop para quem é do Brasil) acertavam pelos personagens incríveis, pela sensibilidade dos temas de que tratavam e, mais do que tudo, por darem aos seus quadrinhos um senso de humor universal que qualquer um pode compreender, o argentino Liniers pode ser considerado um grande sucessor dessa maneira incrível de contar histórias.

Chamar de incrível não é exagero porque Macanudo consegue ser muito com o mínimo. Tudo nas tiras transpira simplicidade e um humor nonsense muito divertido. Mesmo falando só de pinguins voadores, meninas com seus gatos e ursinhos de pelúcia e do dia-a-dia de gnomos, ainda tem espaço para inovações na disposição dos quadros ou na noção de perspectiva, tudo muito simples e funcionando perfeitamente sempre. Se isso tudo é só uma mostra do que a Argentina pode fornecer em quadrinhos, então que venham muitos outros Liniers para cá.


Macanudo é publicado diariamente na Folha de São Paulo e já tem três volume de suas tiras lançados pela Zarabatana. Muito material do autor pode ser encontrado disponível na internet.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 DE TUDO UM POUCO. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy