RSS
Este blog é para todos aqueles que quiserem compartilhar boas formas de lazer e entretenimento, desde cinema e séries até quadrinhos e esportes. Sugestões serão sempre bem-vindas e incentivadas.



Cinema



Marvel Studios: O Universo Marvel nos cinemas

Aproveitando a gloriosa estadia do meu, seu, nosso querido Homem de Ferro 2 nos cinemas (se você ainda não viu, corra, corra para o cinema), começa aqui uma série de posts que vão tentar fazer um apanhado geral de como está sendo feita essa construção do universo da marca Marvel Comics para as telonas.

Nessa série de colunas, vamos pegar separadamente cada filme já produzido pelo Marvel Studios e alguns que ainda nem estrearam, e deixar claro o quanto esses filmes tem a ver uns com os outros, catando referências, easter eggs, etc.

Antes de falar isoladamente de cada filme, vale explicar porque vamos nos restringir basicamente ao Incrível Hulk, Homem de Ferro, os vindouros Thor, Capitão América e Vingadores.

Vampiros, aranhas, quartetos e os outros estúdios

Se fôssemos tentar puxar o início da Marvel nos cinemas como vemos hoje, temos que voltar para 1998, quando estreia Blade: O Caça Vampiros.

Durante toda a década de 1990, a Marvel Comics viveu sob a ameaça de falir com uma bolha especulativa que rondou o mercado norte-americano de quadrinhos (sabe a crise imobiliária dos EUA? Imagina isso, só que com quadrinhos). Precisando sair desse buraco de lama em que se afundava cada vez mais, o filme do meio-vampiro meio-humano e seu sucesso nas bilheterias veio salvar editora. Mesmo sendo um personagem (muito) desconhecido na sua mídia original, os resultados de Blade serviram para impulsionar uma nova onda de adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema.

Mais de dez anos depois desse primeiro passo, é fácil ver que a aposta e os investimentos nessa nova tendência foram enormes e, em maior ou menor escala, bem sucedidos. Já temos Homem Aranha, Quarteto Fantástico, Motoqueiro Fantasma, Demolidor e muitas outras produções com o selo da Casa das Ideias (Marvel Comics se você não for tão íntimo) antes dos créditos. Porém, até 2008, não houve nenhuma iniciativa de unificar esses personagens em um mesmo universo porque os direitos sobre essas várias franquias estavam (e ainda estão na maioria dos casos) divididos entre diferentes estúdios.

Então, se você espera que o Homem Aranha (pertencente a Sony) compartilhe as telas com o Quarteto Fantástico (direitos da Fox) num futuro, como muitas vezes aconteceu nos quadrinhos, é melhor pegar uma cadeira. Mas nem tudo está perdido.

Homens verdes e homens de ferro

Com o segundo filme da franquia Hulk (agora não mais pertencente a Fox) e o primeiro Homem de Ferro, a Marvel Studios inicia sua caminhada como produtora da editora Marvel. A partir daí podemos ver que uma coisa nova passa a ser construída. Uma coisa maior, melhor e muito mais capaz de partir o mundo em dois. Desde Junho de 2008, começamos a ver todo um universo se erguer na nossa frente e, a partir de agora, vamos analisar todas as partes desse monstro que está nascendo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 DE TUDO UM POUCO. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy