RSS
Este blog é para todos aqueles que quiserem compartilhar boas formas de lazer e entretenimento, desde cinema e séries até quadrinhos e esportes. Sugestões serão sempre bem-vindas e incentivadas.


Cinema

Marvel Studios: O Incrível Hulk

Antes de começar com as teorias conspiratórias e mensagens subliminares que vão explodir suas cabeças, vale fazer alguns esclarecimentos. Primeiro de tudo: “O Incrível Hulk” de 2008 não é, nunca foi nem pretendeu ser uma continuação do filme dirigido por Ang Lee em 2003. Como já foi dito rapidamente antes, ao recuperar os direitos do personagem que inicialmente pertenciam a Fox, a Marvel Studios se prestou a uma abordagem diferenciada, até porque o primeiro Hulk não teve um bom resultado nas bilheterias não muita aceitação frente ao público. Segundo: com uma nova proposta em mente, a ideia para esse recomeço da franquia foi justamente iniciar a construção do universo Marvel com personagens interagindo entre si e tendo conhecimento uns dos outros e dos elementos que os cercam. Então, o objetivo das próximas linhas é tentar deixar claro, da melhor maneira possível, o quanto o novo filme do Golias Esmeralda dialoga com os mundos de outros heróis Marvel.

As origens do Abominável e o soro do super soldado

No segundo filme do Gigante Esmeralda temos como principal antagonista, ao lado do General Ross, o agente Emil Blonsky que durante o filme se torna o monstro Abominável.

As origens do vilão nos quadrinhos é muito semelhante à do filme: tentando repetir o experimento que transformou Bruce Banner no Hulk, Blansky faz se expões à radiação gama. A grande diferença entre os dois personagens é que, enquanto Banner pode retornar ao seu estado de humano após o fim de seus acessos de fúria, Blonsky não consegue sair de sua forma mutante. Nos comics, a explicação para essa distinção é que a quantidade de radiação descarregada no corpo do Abominável foi muito superior ao absorvido pelo Hulk. No entanto, em “O Incrível Hulk” as razões são outras, e funcionam para se estabelecer uma ligação muito forte com os filmes do Homem de Ferro e a futura produção do Capitão América.

No filme, Emil Blonsky é o único sobrevivente de uma operação de tentativa de capturar Bruce Banner no Brasil. Interessado no desempenho do agente, o General Ross vê uma boa oportunidade de retomar o Projeto Renascimento (que criou o Capitão América) tendo Blonsky como principal voluntário. E é essa a principal alteração em relação às duas mídias: no filme, o Abominável é racional e não pode voltar a sua forma humana por causa da radiação Gama reagindo ao soro do super soldado que Emil já tinha no seu corpo.

Essa adaptação na origem do vilão não é gratuita, muito pelo contrário. Com ela, começam a ser dadas as primeiras pistas da existência de um plano maior para as produções Marvel Studios: a Operação Renascimento realmente existiu e há até uma parte que dá a entender que ele está diretamente ligado às Indústrias Stark e ao pai de Tony Stark, Howard Stark, durante a década de 40.



A onipresente Shield


Num momento de “O Incrível Hulk”, Bruce Banner vai se encontrar com o cientista que pode ajudá-lo a se livrar dos efeitos da radiação Gama e de suas transformações. A última troca de e-mails dos dois, no entanto, é rastreada pela equipe comandada pelo Gal. Ross para capturar Banner. Por enquanto tudo bem, mas o principal ponto é que, quando começam a rastrear os endereços de e-mail esse símbolo aí em cima aparece. Como eu penso que muita gente não conhece tanto assim da Marvel para pegar a referência, acho que vale a pena explicar um pouco.

A Shield (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão aqui no Brasil), é a mais importante organização internacional do Universo Marvel. Tanto a sigla quanto o nome por extenso já deixam bem claros os seus objetivos e funções: ser um escudo protetor para o planeta terra, evitando desastres e incidentes relacionados a elementos super poderosos. Afinal, nada mais obvio que uma realidade com homens verdes gigantes e super fortes e terroristas internacionais mutantes tenha uma agência própria para lidar com isso. Então, não seria nada estranho que ela desse algum tipo de apoio para uma operação ligada a um risco como o Hulk.

Além do mais, colocando a Shield no meio da trama, mesmo que de forma modesta, se fixa mais uma vez a ideia de que o universo desse filme não se limita somente ao Hulk, Abominável e companhia. Porém, em compensação, a última cena do filme pode ser tudo, menos modesta.

Quando Tony Stark faz seu cérebro derreter


Talvez eu vá repetir muito isso nos próximos artigos mas vale começar a dizer a partir de agora que ninguém, N-I-G-U-É-M, até a Marvel Studios, quando se fala de adaptações de quadrinhos para o cinema tinha sido tão bem sucedida no que diz respeito a criar uma expectativa gigantesca para as próximas produções usando apenas cenas curtas ao final dos filmes.

Em 2008, tudo isso muda. Se durante o filme, nós começamos a sentir que alguma coisa estava acontecendo bem debaixo dos nossos narizes, todas as dúvidas desaparecem nos momentos finais de “O Incrível Hulk”: a cena começa num bar onde o Gal. Ross está afogando as mágoas e segundos depois, como se fosse a coisa mais comum do mundo, Tony Stark, a.k.a Homem de Ferro, surge do nada e fala para o General Ross sobre um problema em comum e sobre estar montando uma equipe...

Se você não sabe, o principal grupo de heróis da Marvel (o equivalente da Liga da Justiça) são Os Vingadores. Agora, uma rápida sessão de perguntas e respostas:

Sabe quem foram os primeiros personagens a fazerem parte dos Vingadores nos quadrinhos?
Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Vespa, Homem Formiga e Hulk.

Sabe de quantos desses personagens a Marvel tem os direitos de fazer filmes?
Todos.

Sabe quantos desses personagens já tiveram ou terão filmes produzidos pela Marvel Studios?
4 (Capitão América e Thor para 2011).

Acho que eu não estou ficando maluco com tudo isso por nada, não é?



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 DE TUDO UM POUCO. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy