RSS
Este blog é para todos aqueles que quiserem compartilhar boas formas de lazer e entretenimento, desde cinema e séries até quadrinhos e esportes. Sugestões serão sempre bem-vindas e incentivadas.

Alguém prenda essa bruxa!


Carlos Alberto, Valdivia, Maicossuel, Fred, Emerson, Renato, Gilberto, Paulo Henrique Ganso...a lista não termina rapidamente. Mas o que esses jogadores têm em comum? Todos eles são exemplos de atletas no Campeonato Brasileiro às voltas com lesões e dificuldades de se manter na melhor forma fisíca. Outras edições do torneio já apresentavam problemas médicos, mas definitivamente o ano de 2010 ficará marcado como aquele em que com mais frequência as equipes sofreram com desfalques para o departamento médico.

O Fluminense pode ser considerado um dos times que mais sofrem. Emerson, depois de ótimas atuações, se lesionou e ficou um longo tempo afastado até que quando tentou retornar, jogou pouco mais de 15 minutos contra o Botafogo e novamente se machucou e dessa vez sem previsão de volta; Fred passou a maior parte do ano no estaleiro e quando parecia estar de volta, também sentiu nova lesão, saiu e ainda por cima criticou abertamente o DM por uma suposta volta precipitada; Deco é outro que completa a lista de importantes baixas tricolores. Cruzeiro e Corinthians também se ressentem por seus desfalques como Gilberto, Dentinho e Jorge Henrique.

A situação física dos jogadores pode ser dividida em dois campos distintos: uma preparação física inadequada e sucessivas lesões algumas bem sérias. No primeiro caso, pode-se pensar na falta de tempo disponível para os clubes preparem as suas pré-temporadas, em virtude de do número extenso de partidas, ou ainda nos exemplos de jogadores que vindo ao Brasil de outros centros do futebol não possuem a devida capacitação técnica para suportar uma maratona de jogos. As dificuldades para entrar em forma de Renato do Flamengo e Valdivia do Palmeiras retratam bem esse panorama.

Também existem os casos de atletas convivendo com lesões muito graves, vide Paulo Henrique Ganso do Santos e Maicossuel do Botafogo que somente retornam em 2011, e outros atormentados por uma quantidade absurda de seguidas contusões num intervalo de tempo muito curto. Por que? Inúmeros jogos próximos de meio de semana e final de semana, a própria dinâmica do futebol, em que a exigência física em termos de preparação e recuperação só tende a aumentar exponencialmente e até mesmo a qualidade duvidosa de gramados de estádios como o Engenhão e o formato um tanto quanto prejudicial das chuteiras.

Soluções para essas questões ainda não foram atingidas, o problema é muito complexo. Uma sugestão que aparece, na qual devo dizer que concordo, é adaptar o calendário brasileiro ao europeu. Fazendo isso, seria possível não apenas conter a saída em grande escala dos nossos jogadores como também reduzir a quantidade quase inumana de partidas e todo o desgaste sofrido pelos atletas. Pode não ser suficiente, pode haver outras medidas a serem tomadas, mas de qualquer forma esse já pode ser um começo. Enquanto nada muda, ainda teremos que conviver com tantas ausências importantes, clubes enfraquecidos e um campeonato abaixo do que ele pode realmente ser.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 DE TUDO UM POUCO. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy